sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Deus é bom o tempo todo? O tempo todo Deus é bom?




A resposta vai depender de como nós olhamos para Deus.
Pessoalmente, vejo Deus como um Deus cheio de amor, um Deus que me ama e cuida de mim – independentemente se me acho feio ou bonito, se sou gordo ou magro, se minha pele é branca ou morena, se sou rico ou pobre, se tenho saúde ou estou enfermo, se posso me movimentar ou se estou paralisado, se sofro um acidente ou se sou assaltado, se a vida parece injusta para comigo e justa somente para os outros. Sempre terei essa certeza, mesmo em meio às tempestades da vida. Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom.
Mesmo que eu não pudesse trabalhar para ter o meu sustento, creio que Deus iria me proporcionar o alimento, assim como Ele alimenta as aves dos céus, e me vestir como Ele veste os lírios dos campos.
Deus tem um propósito na vida de cada ser humano e precisamos entender isso. Se temos saúde e podemos trabalhar, então, um dos propósitos de Deus na nossa vida é de que possamos ajudar aqueles que não podem trabalhar, aqueles que se encontram em dificuldades. Eu levanto e tenho o meu café para tomar, ao meio dia tenho o almoço e à noite a janta, além de poder fazer outros lanches nos intervalos. Tenho roupas e calçados para vestir e casa para morar (mesmo que precise pagar aluguel). Diante de tudo o que tenho será que ainda preciso murmurar e lamentar que minha vida é uma miséria, que sou um “pobre coitado”?
É lamentável, mas diante de tudo o que Deus nos dá, ainda existem murmuradores. Graças a Deus que Ele não nos tira até mesmo aquilo que consideramos uma miséria.
Temos calçados e roupas para vestir, temos no mínimo 90 refeições por mês (café, almoço e janta). Portanto, é impossível não podermos dizer que Deus é bom o tempo todo e que o tempo todo Deus é bom.
Com isso, quero deixar um reflexão para quem reclama quando é motivado a contribuir em sua igreja. Uma refeição em nossas festividades da comunidade custa em média R$20,00. Agora pergunto: será que é demais eu ofertar ou contribuir por mês com o valor de uma, duas ou três refeições, sendo que Deus me abençoa com, no mínimo, 90 refeições por mês. Caros amigos e irmãos em Cristo, nunca vi ninguém morrer de fome por ficar sem alguma refeição durante o mês, mas já vi muitas pessoas serem salvas por conseguirem fazer apenas uma refeição. O que eu acho engraçado é que ninguém reclama quando gasta 50 reais em uma festa com bebida e cigarro e com as entradas nos bailes, somente reclamam quando se trata da contribuição na igreja. Espero que você possa refletir sobre isso na hora de ofertar ou contribuir na sua igreja.

                                                                            Irio Edemar Genz

domingo, 6 de setembro de 2015

O que você quer?

Se alguém lhe fizesse essa pergunta, o que você responderia?
Creio que a maioria das respostas seria: saúde, paz, dinheiro, um carro, uma casa, etc... Não estou querendo dizer com isso que não podemos pedir ou desejar nada disso, mas quero fazer um alerta para a realidade em que estamos vivendo dentro das igrejas, pois caracterizo isso como o princípio de um afastamento das coisas concernentes ao reino de Deus. Se prestarmos atenção aos pedidos de orações que são levantados em nossas igrejas, aos pedidos coletivos da própria liderança (compra de instrumentos, dinheiro para construir um novo “prédio”, um novo carro, reforma, etc...), veremos que tudo gira em torno de coisas materiais. Novamente enfatizo isso não é errado, mas...?
Vejamos o que Eliseu pede a Elias quando este lhe pergunta: “pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim” (2 Rs 2.9).
Em Lucas 11.1-13 vemos Jesus ensinando a orar, incentivando a pedir, a buscar, a bater (insistir), mostrando que devemos pedir aquilo que estamos necessitando. Não é a toa que no verso 13 ele deixa bem claro o que Deus mais deseja nos dar: “pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?”. Creio que Jesus enfatizou isso porque sabia que o ser humano somente pensa nas coisas materiais, ou seja, dificilmente pensa nas coisas espirituais.
Muitas vezes, lembramo-nos do Espírito Santo somente como uma pessoa da trindade e nada mais. Eliseu somente continuou o ministério de Elias com poder e sinais porque pediu uma porção dobrada do espírito e o recebeu. Os discípulos somente continuaram o ministério de Jesus porque receberam o Espírito Santo (At 2). Somente continuavam firmes porque pediam ousadia e, assim, o Senhor os enchia novamente com o Espírito Santo (At 4.29-31).
Paulo, falando aos Efésios, alerta-os a não se embriagarem com vinho, mas a deixarem se encher do Espírito Santo (Ef 5.18). Em Lucas 12.1-12 Jesus diz que não devemos temer aos homens, mas somente a Deus. Jesus diz para não ficarmos preocupados quando nos entregariam diante dos magistrados porque na hora exata o Espírito Santo nos ensinaria o que convém falar.
A busca para sermos cheios do Espírito Santo deve ser constante, deve ser prioridade em nossa vida, deve sempre estar na nossa lista de orações. E aqui não podemos esquecer as palavras do homem sábio que diz: “procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade. As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembleias, que nos foram dadas pelo único Pastor. E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Ec 12.10-14).
Também devemos atentar ao que o apóstolo Paulo fala em 1 Coríntios 1, destacando que “a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. Portanto, não somos enchidos com o Espírito Santo lendo livros e mais livros – os livros nos dão sabedoria, mas não nos enchem com o Espírito Santo.
Que assim possamos na nossa oração diária e comunitária também pedir para nos tornarmos cheios do Espírito Santo, assim como, agradecer não somente pelas bênçãos materiais ou físicas, mas também, pelas bênçãos espirituais que nos são concedidas (Ef. 1.3).


                                                 Irio Edemar Genz

sábado, 15 de agosto de 2015

Retirou-se triste



E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
Temos aqui em Marcos o relato de um homem que vai ao encontro de Jesus. Ele corre, ajoelha-se diante de Jesus e o reconhece como um Bom Mestre. Então, aproveita o momento para tirar uma dúvida sua. Ele pergunta: Que farei para herdar a vida eterna? Jesus, na condição de homem (ser humano), lhe responde que somente há um que é bom – e esse é Deus.
Em seguida, Jesus lhe pergunta sobre a observância dos mandamentos e o jovem lhe responde que tudo isso ele tem observado desde a sua mocidade. E, como sabemos que Jesus é Deus, que ele conhece o que está no nosso coração, ele responde ao jovem: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. O jovem queria saber o que deveria fazer para ser salvo, mas quando Jesus dá a resposta ele se afasta triste porque amava o seu dinheiro, sua fortuna.
Ajoelhar-se antes de Cristo falar e manter-se ajoelhado depois que ele falar define onde se encontra nosso coração. Quantas pessoas hoje também se ajoelham diante de Jesus pedindo direção para a sua vida, pedindo uma resposta para as suas dúvidas e, quando Jesus fala, elas se afastam de Cristo, da própria igreja.
Jesus noz diz em Mateus 6.19-21: Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Creio que o que mais afasta as pessoas de Cristo é o apego aos bens materiais, o amor ao dinheiro, como no caso dessa passagem de Marcos. 
Muitas pessoas hoje querem ser batizadas com as mãos fora da água, segurando a carteira para não molhar o dinheiro. Muitos estão dispostos a fazer muita coisa, mas não abrir a carteira. Falo aqui daqueles que têm recursos financeiros e não daqueles que realmente não têm dinheiro para investir no reino dos céus. Hoje, também, nem é preciso pedir para vender tudo, basta somente falar em dinheiro na igreja que o barraco já está armado.
Muitos “cristãos” têm dinheiro para ir a festas todo fim de semana, têm dinheiro para se embriagar, para se drogar (lembrando que o cigarro também é uma droga), para futebol, política, etc... Mas não têm dinheiro para investir no reino de Deus. Estão querendo ouvir uma Palavra de Cristo, estão querendo tirar suas dúvidas. Mas quando Cristo fala, quando a palavra de Mateus 6.19-21 é pregada na igreja, muitas pessoas se afastam igual ao jovem rico, pois sua prioridade não é o reino de Deus.
Espero que você possa refletir no que Jesus fala ao jovem rico e no texto de Mateus 6.19-21, acolhendo essas palavras de Jesus e olhando para o seu coração e perguntando a ele onde está o seu tesouro.
Creio que, como cristãos, nosso investimento no reino dos céus (contribuição, ofertas) não deveria ser menor do que com o que gastamos com coisas supérfluas. Se gastamos mais em coisas supérfluas (bebida, cigarro, festas, etc...) do que em relação ao que damos para o reino de Deus, creio que devemos pensar se realmente estamos vivendo como um cristão deve viver.


                                                                                        Irio Edemar Genz

sábado, 31 de janeiro de 2015

Somos identificados como santos segundo a Biblia.




Boa parte da minha vida, até esses últimos dias sempre ouvi falar que nós cristãos somos pecadores, somos todos iguais aos não cristãos. Esse é o titulo que deram para nós.
Gostaria de falar sobre como eram conhecidos ou chamados os primeiros cristãos. Não sei informar quando foi retirada essa qualidade de como eram conhecidos os Cristãos.
Abaixo segue uma lista de algumas das passagens Bíblicas falando como eram chamados os cristãos. Os cristãos eram chamados de santos. Se eu hoje disser que eu sou um santo com certeza vão me chamar de herege e tantos outros adjetivos pejorativos. Mas para falar sobre isso eu queria trazer a lembrança o verdadeiro significado de ser santo.
Santo segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida quer dizer: (Que possui santidade).
Santidade – Atributo de Deus pelo qual ele é moralmente puro e perfeito, separado e acima do que é mau e imperfeito. Também é qualidade do membro do povo de Deus que o leva a se separar dos pagãos, a não seguir aos maus costumes deste mundo, a pertencer somente a Deus e a ser completamente fiel a ele.
De acordo com o NT podemos dizer que o cristão é santo, foi separado dos não cristãos. Claro que temos aqueles cristãos modernos, aqueles cristãos seguidores de Baal e Belzebu, com certeza esses não podemos chamar de santos. Faça você mesmo uma avaliação  de cada pessoa segundo o que a Bíblia diz.
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 1 João 4:20
Não estou aqui dizendo que uma pessoa que se torna cristã nunca mais vai pecar, que o cristão nunca peca.  Esse é outro assunto.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19
Como diz um ditado: “as suas atitudes falam mais que suas palavras”.  Não adianta alguém dizer que é cristão se não vive como tal.
Amados irmãos, nós que cremos em Cristo não podemos deixar o inimigo distorcer as palavras e nos acusar dar outros títulos, igualando-nos  aos não cristãos. Cristo pagou um preço muito alto por cada ser humano. Você que aceitou esse resgate não é mais escravo do pecado, se Cristo te tirou das trevas, você é nova criatura, portanto digno de ser chamado de santo.
Se você não concorda com isso, me explica todos esses textos abaixo onde os cristãos são chamados de santos?
Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Romanos 15:25
Não tenho necessidade de escrever-lhes a respeito dessa assistência aos santos. 2 Coríntios 9:1
Viajando por toda parte, Pedro foi visitar os santos que viviam em Lida. Atos 9:32
Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Apocalipse 14:12
Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Romanos 12:13
aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Colossenses 1:2
Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação. Apocalipse 13:7
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso: Efésios 1:1
eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. 2 Coríntios 8:4
Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo Efésios 3:8
o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. Colossenses 1:26
Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los. Hebreus 6:10
Respondeu Ananias: "Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Atos 9:13
Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim. Romanos 16:2
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 1 Pedro 1:15
pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". 1 Pedro 1:16

                                                                                Irio Edemar Genz